Ondas de calor, cansaço mais intenso, alterações vaginais, irritabilidade, suores noturnos, dificuldades para dormir e ciclo menstrual irregular. Esses são alguns sintomas clássicos da menopausa, processo de interrupção da fabricação de progesterona e estrogênio pelos ovários. Muitas mulheres relatam a sensação de desconforto na menopausa.
O mais comum é que esse processo ocorra entre os 48 e os 51 anos, mas há mulheres que podem viver esse processo antes ou depois dessas idades. Veja algumas dicas para reduzir esse desconforto e ter mais qualidade de vida durante a menopausa.
Alimentação para desconforto na menopausa
Manter uma dieta equilibrada é fundamental para ter boa saúde, inclusive durante a menopausa. Neste processo, é reduza o consumo de bebidas com cafeína, como chá preto e verde, além de café, refrigerantes e bebidas alcoólicas. Essa substância dificulta o sono e pode provocar insônia, especialmente quando ingerida à noite. Adicionalmente, evite bebidas quentes e alimentos picantes, pois eles aumentam as ondas de calor.
Portanto, os alimentos mais adequados para quem vive a menopausa são inhame, aqueles ricos em vitamina C (cítricos, mamão, kiwi, goiaba, pimentão, entre outros) e ômega 2 (nozes, linhaça, salmão e sardinha).
Atividades físicas
Outra dica de ouro para viver a menopausa com mais qualidade é a prática de atividades físicas regularmente. Isso é ótimo para trazer melhor preparação física e ajudar a lidar com momentos de desânimo, tristeza ou irritação.
Praticar atividades físicas libera endorfinas na corrente sanguínea — substâncias responsáveis pela sensação de bem-estar emocional e físico. E amplia o círculo social. Na prática, não faltam opções:: natação, corrida, bicicleta, pilates, hidroginástica, aula de dança, entre outras.
Nesse sentido, a menopausa é um processo natural e que precisa de alguns cuidados para diminuir incômodos e vivenciar esse processo com qualidade. É importante procurar as melhores estratégias segundo o seu estilo de vida e condições financeiras.
Roupas confortáveis
A menopausa também demanda priorizar roupas confortáveis. Especialmente nos momentos de ondas de calor. Uma dica ótima é: vestir várias camadas de roupas e escolher aquelas fáceis de abrir ou tirar (como camisas).
Além disso é bom evitar roupas muito justas, que impedem uma boa transpiração e favorecem o surgimento de micose. Por isso, aposte em roupas com regulação térmica, feitas muitas vezes com tecidos tecnológicos, para reduzir o desconforto na menopausa.
Foto: Pixabay