A Organização Mundial da Saúde recomenda o retorno gradual da Economia

A Organização Mundial da Saúde recomendou o retorno gradual da Economia em países da Europa e da América do Norte que já passaram pelo pico da pandemia. No Brasil a expectativa é que setores de alimentos, infraestrutura e varejo, terão prioridade na volta ao trabalho.

São muitas as salas dois andares inteiros dedicados à beleza, no salão requintado do bairro nobre de São Paulo, tudo vasinho.  São quase 40 funcionários no salão de beleza e todos estão em casa. Sabrina nunca viu nada parecido, cabeleireira disputada, viu a renda desaparecer. Há uma semana ela tem visto um retorno lento e diferente, seleciona algumas clientes para atender em casa rodeada de prevenções e muito improviso e muita criatividade.

Segundo o Sebrae jutos o seguimento mais afetado pela pandemia totaliza mais de 12 milhões de negócios no país, que respondem por quase 22 milhões de Empregos. As microempresas de um modo geral são as mais afetadas, os pequenos empregam um grande volume de 46 milhões de pessoas.

Na aconchegante Cantina Italiana na Zona Leste de São Paulo, a mesa está farta de contas para serem pagas. Contas vencidas, Contratos a serem negociados, tudo isso é um cenário muito difícil e que ainda nos causa pesar, disse o proprietário do estabelecimento.  O faturamento caiu quase 80% e os funcionários temporários foram dispensados.

Vendo do lado de fora da calçada, o restaurante foi pensado planejado para receber os clientes como se eles estivessem numa cidade do interior da Itália.  Com as restrições geradas pela pandemia, tudo mudou e a logística anda como as cadeiras de cabeça para baixo. Como outros setores aqui os donos também, tiveram que investir na inovação, inclusive no cardápio. Temos uma linha de pratos combinados com diferentes massas, mas não tem atraído muitos clientes.

Em alguns países na Europa e na América do Norte onde a pandemia está mais controlada, a Organização Mundial da Saúde recomenda o retorno gradual das atividades econômicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

6 + 3 =