Depressão após perda do Pet

Com certeza, uma das maiores dores que podemos passar na vida é a perda dos nossos filhos de quatro patas. Essas criaturas que entraram na vida da gente para trazer ternura e amor partem sempre muito cedo, nos deixando em um processo de luto muito doloroso.

Uma das consequências do luto mal desenvolvido é a depressão. Assim como ocorre quando perdemos um ente querido, a depressão pode se tornar parte da vida de quem acaba de perder esses anjinhos. 

Se você se sente dessa forma, com apatia, não dormindo bem, sentindo muita tristeza, sem vontade de viver, você pode estar num processo depressivo, por isso, procure um profissional o mais rápido possível para te auxiliar a superar esse transtorno que é considerado um problema de saúde pública na nossa sociedade, segundo levantamentos da OMS.

Como superar a perda de um animal de estimação?

Especialistas dizem que o processo de luto vivenciado por uma pessoa varia de três meses a um ano, sendo assim, é preciso ficar atento e saber quais são as melhores formas de lidar com esse período, que irá passar, basta apenas seguir alguns cuidados, como:

  1. Se permita vivenciar o luto como ele é, ou seja, chore se for necessário, desabafe com família, amigos, e até mesmo com um profissional da área de psicologia;
  2. Outra prática comum é olhar fotos do pet que se foi, o que é aprovado no período de luto e, inclusive, ajuda a vivenciá-lo de forma saudável, já que auxilia a entender que o seu pet já não se encontra mais por aqui. As fotos auxiliam ainda a trazer boas memórias do seu bichinho, o que poderá proporcionar bons momentos;
  3. Procure se livrar aos poucos dos objetos que pertenciam ao seu pet. Uma dica é dá-los para a adoção, assim, você vai se desapegando e abrindo espaço para vivenciar novas etapas do luto, que envolvem retornar à rotina normal, transformando o que era dor apenas em saudade.

O que fazer quando um pet morre?

Muitas pessoas podem ser pegas desprevenidas quando o assunto é a despedida do seu pet, e os motivos são vários. O principal é que ninguém quer falar desse assunto, ou sequer pensar, pois ainda que a morte seja certa, não deixa de ser um assunto incômodo, ainda mais se tratando dos nossos peludinhos, não é mesmo? Com o assunto postergado, o dono é obrigado a lidar com a situação em cima da hora, e perante tanta coisa acontecendo, esse se torna um assunto difícil de lidar.

Então, porque não contar com a assessoria de um plano pet de cremação?

A Planos Pets ajuda você na despedida do seu melhor amigo. Temos o plano preventivo e de ação imediata, que cobrem serviços de cremação para você se despedir do seu pet de forma rápida, digna e o melhor: sem doer no bolso. Para conhecer cada um dos nossos planos, acesse o link.

 A Planos Pets está 24 horas por dia, sete dias da semana, disponível para o que você precisar. Para isso, ligue para o número: (11) 2532-8498, ou entre em contato pelo WhatsApp: (11) 99008-3670, e teremos o prazer em tirar todas as suas dúvidas.

Veja mais notícias em nosso site.