Foi Publicada no Diário Oficial a abertura de processo de Impeachment contra o Governador do RIO

Foi publicada no Diário Oficial autorização para abertura de processo de Impeachment contra o Governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel. Witzel é suspeito de envolvimento em compra superfaturada de equipamentos para o combate à covid-19. Agora é oficial os parlamentares do Rio de Janeiro podem dar início ao processo de Impeachment contra o Governador Wilson Witzel. Pelo decreto Publicado nesta segunda-feira, a Assembleia Legislativa do Rio terá 48 horas para criar a Comissão Especial que vai avaliar a denúncia por crime de responsabilidade. Witzel vai ter 10 sessões para se defender das acusações de fraudes em compras emergenciais de equipamentos na área da saúde no combate à covid-19.

O Governador teria autorizado a contratação da Organização Social e IABAS para construir e gerenciar os Hospitais de Campanha do estado, mesmo alertado pelo tribunal de contas que o Instituto não tinha estrutura para atender a demanda. O IABAS teria recebido 256 milhões de reais e só entregou parcialmente um dos sete Hospitais planejados. Mesmo com contrato rompido, o Governo ainda aguarda pelo ressarcimento do dinheiro. O atual Secretário de Saúde do Rio Fernando Ferri, diz que a contratação do IABAS atrapalhou o processo de entrega dos Hospitais e tiveram as datas de inauguração adiada pelo menos cinco vezes.

O processo de Impeachment foi aberto no momento delicado para o estado do Rio de Janeiro que está prestes a perder os benefícios cedidos pela União. Para sair do vermelho o estado aderiu em 2017 ao regime de recuperação fiscal, mas de acordo com o Ministério da Economia, o Governo Fluminense estaria gastando mais do que pode e até Abril teria deixado de pagar cinco milhões de reais ao Governo Federal. Para não perder ajuda da União o Rio de Janeiro teria que apresentar até segunda-feira medidas de compensação no valor de 600 milhões de reais, seria uma forma de garantir os benefícios até alcançar o equilíbrio fiscal.

Em nota a Secretaria Estadual de fazenda informou que o Governo do Rio vai cumprir o prazo determinado de entregar as medidas de compensação exigidas. Quanto ao processo de Impeachment, Governador Wilson Witzel declarou que está tranquilo e que vai provar que é inocente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

vinte + três =