Ministro da Ciência Tecnologia Marcos Pontes analisa dados de deslocamentos dos usuários

Nessa segunda-feira o ministro da Ciência Tecnologia e Comunicações Marcos Pontes, divulgou em seu perfil no Instagram, que o Governo Federal não colocou em prática o monitoramento de dados para detectar aglomerações. Além disso na mesma publicação, ele ressaltou que o presidente Jair Bolsonaro solicitou prudência para a iniciativas, suspendendo na prática o lançamento do recurso.

O post em questão se trata de que uma operadora de celular, poderiam fornecer gráficos e mapas de calor compilados, a partir de dados anônimos e coletivos a partir do uso de telefones celulares pela população. A medida inicialmente defendida pelo Ministro, auxiliaria no isolamento e previsão de propagação da pandemia, conforme já tem sido feito por outros países.

O Ministro Marcos Pontes disse o seguinte, “Após avaliação da equipe com base no parecer internacional, gravei vídeo sobre a ferramenta ser implementado na semana seguinte, um dia depois sábado, o presidente ligou e solicitou prudência com essas iniciativas e que a ferramenta só fosse usada pelo Governo, após análise da mesma. Assim determinei que o vídeo e o post fossem retirados das redes sociais até o término das análises extra e aprovação final do Governo”.

Discordo com o Ministro a ferramenta está sob análise quanto à aplicabilidade garantia de privacidade e modo de operação, que será utilizada após a garantia de eficiência em todos os quesitos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

20 − 6 =