Novidades Relacionadas ao 5G no Brasil está Longe de Chegar

Nesta nessa semana o Brasil amanheceu com novidades relacionadas ao 5G, às notícias ainda não são exatamente as que gostaríamos de receber, mas indicam algum avanço. Enquanto a Motorola oficializou a chegada da linha Edge 5G dentro do país e a operadora Claro anunciou implementação da Rede 5G, usando frequências autorizadas pela Anatel. A novidade usa a tecnologia de compartilhamento dinâmico de espectro da Ericsson, isso significa que a Claro vai oferecer a quinta geração nas faixas de frequências disponíveis atualmente e que estão alocados ao Serviço Móvel pessoal, SMP.

A promessa da operadora é que os Smartphone com 5G experimente conexões 12 vezes mais rápidas que o 4G convencional, mas ainda não especificou quais regiões receberão a cobertura inicial do 5G DSS. É importante lembrar que uma das grandes promessas do 5G está relacionada ao uso das Redes milimétricas. O 5G DSS nas bandas disponíveis no Brasil, pode trazer até melhorias de velocidade, mas ainda não tem a capacidade de explorar todo o potencial da tecnologia.

Enquanto isso, o esperado Leilão do 5G no Brasil, deve acontecer em 2021, além da discussão sobre a distribuição do espectro para os celulares, o acesso e a infraestrutura ainda é um problema. O uso de faixas mais altas exige uma instalação de uma série de novas antenas para atingir a cobertura necessária, uma vez que, quanto mais alta a frequência, menor é o alcance do sinal.