O presidente Americano Donald Trump culpa diversos setores pela pandemia

Desde o início da pandemia os Estados Unidos e o mundo tem acompanhado as mudanças de discurso do presidente. Ontem à noite Donald Trump escreveu mais um capítulo surpreendente dessa novela ao atacar a OMS. As palavras do presidente Trump contra a Organização Mundial da Saúde mostraram uma acusação séria. “Muitas mortes foram causadas pelos erros deles” disse ele.

A Casa Branca está suspendendo meio Bilhão de Dólares em contribuições anuais a OMS, dizendo que a Organização deixou de avaliar o risco de transmissões do coronavírus, beneficiou a China com comentários positivos sobre os esforços de contenção no inicio da pandemia e tentou acobertar suas falhas. O discurso de Trump agora contra diz no início da epidemia, quando ele elogiou a transparência na China e o empenho do Governo de Pequim em conter o vírus.

Tudo vai ficar bem em nome do povo americano, quero agradecer ao presidente Xi Jinping”, escreveu Trump em uma Rede Social. Em fevereiro um mês depois da OMS declarar emergência nacional, no mesmo dia em que a organização disse que o vírus tinha o potencial de causar uma pandemia, Trump declarou que o novo coronavírus iria desaparecer como um milagre. No mês seguinte, faltava testes para diagnosticar o COVID-19, o Presidente Americano disse, “eu não assumo responsabilidade de forma alguma”.

Trump jogou a culpa sobre o Governo anterior sem dizer que quando assumiu a presidência recebeu dos assessores de Barack Obama, um estudo dizendo que a ocorrência de uma pandemia era apenas, uma questão de tempo. O estudo apontava medidas que deveriam ser tomadas. Agora Trump vem culpando também o Governo Obama pela falta de equipamentos de proteção médica e respiradores.

A popularidade de Trump melhorou quando o Governo Federal recomendou isolamento social para todo o país, mas desde então voltou a cair. O presidente passou a criticar governadores de estados, oponentes políticos e a imprensa a medida que o número de vítimas foi crescendo. Trump vem acusando os Democratas de politizarem a pandemia, mas um sinal claro dessa politização veio ele mesmo.

O pacote de ajuda financeira que o Governo aprovou para aliviar o impacto econômicos da pandemia inclui $1200 dólares para as Famílias Americanas. A pedido dele o departamento do tesouro vai fazer algo inédito, estampa o nome do presidente como se ajuda aprovada pelo Congresso, fosse um presente dado por Donald Trump.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

1 × 4 =