O Presidente Donald Trump faz planos para abrir a economia

O Presidente Americano Donald Trump anunciou um plano para reabrir a economia dos Estados Unidos. A recomendação é que os estados reabram suas economias em fases, para isso o número de novos casos da COVID-19, tem que estar em queda por 14 dias. E os hospitais precisão estar operando em normalidade sem situação de crise. Cada Governador vai ditar o ritmo conforme sua realidade no seu estado.

Na primeira fase da reabertura os grupos de risco continuaria em casa e os demais, vão fazer uma volta gradual ao trabalho. O distanciamento social continua valendo nas empresas e nas ruas. A população deve usar máscara em lugares públicos, os hospitais podem voltar a fazer cirurgias eletivas. Poderão reabrir as academias, cinemas, teatros, estádios e restaurantes, mas mantendo o distanciamento entre as pessoas.

Se depois dessa primeira fase os caso continuarem a cair por mais de 14 dias, o estado entra numa segunda fase, quando reabririam bares, mas com limite de ocupação. E as pessoas poderiam voltar a fazer viagens não essenciais. Em uma terceira fase, as pessoas dos grupos de risco, poderão retomar as atividades normais. O presidente Donald Trump disse que o país já deixou para trás o ápice da pandemia e que por isso é hora de retomar as atividades econômicas.

Ao falar sobre pandemia, ele traçou um cenário otimista citando dados incorretos. Disse que os Estados Unidos têm uma das menores taxas de mortalidade do mundo, mas cerca de 4% das pessoas diagnosticada com o vírus morreram e que coloca o país em oitavo no ranking de mortalidade, acima da China e da Alemanha. Uma das propostas do Governo é que os infectados sejam rastrear para tentar conter o contágio.

O grande problema é que para esse plano funcionar é preciso testar a população, mas ainda não há bastante teste disponíveis. O Governador de Nova York disse que o estado fez 500 mil testes em 30 dias. Mas a quantidade é irrisória no estado que tem 19 milhões de habitantes. Os Estados Unidos têm quase 330 milhões de habitantes e pouco mais de 3 milhões foram testados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezenove − sete =

%d blogueiros gostam disto: