Secretário de Saúde Edmar Santos do RIO é exonerado do cargo

O Domingo marcou a troca no comando da Secretaria Estadual da Saúde do Rio de Janeiro. Edmar Santos foi exonerado do cargo após denúncias de fraudes em contratações e atrasos na construção de Hospitais de Campanha e foi avisado da demissão Domingo pela manhã. O ex-secretário estava no cargo desde o início do Governo de Wilson Witzel do PSC em 2019, o estado esteve entre os primeiros a adotar as medidas de isolamento no início da pandemia.

Edmar Santos é médico e dirigiu o Hospital Universitário Pedro Ernesto, um dos motivos da demissão foi à demora na entrega dos Hospitais de Campanha, o prazo para inauguração das sete unidades era o dia 30 de Abril, mas até agora apenas Hospital de Campanha do Maracanã está funcionando e sem a capacidade completa. Hoje estava marcada a inauguração do Hospital de São Gonçalo a segunda cidade mais populosa do Estado, mas quem foi encontrou portões fechados.

Os indícios de irregularidades nas contratações emergenciais da Secretaria Estadual de Saúde também pesaram na demissão do Secretário, 44 dos 66 contratos firmados com empresas, foram cancelados e ainda outros estão sobre investigação. O principal caso é a compra de 1000 respiradores com três empresas do Estado, havia pago 33 milhões de reais por eles só que apenas 52 equipamentos chegaram e não servem para pacientes com COVID-19.

Empresários ex-subsecretário executivo da Secretaria de Saúde Gabriel Neves e o ex-superintendente de Logística da pasta Gustavo Borges da Silva, estão presos por suspeita de corrupção nestas contratações. No lugar de Edmar Santos entra o Médico Fernando Ferri que é diretor do Hospital Universitário Gaffrée Guinle, ele aceitou o cargo no fim da tarde depois de uma reunião com Wilson Witzel no palácio Laranjeiras a residência do Governador. Hoje o Rio passou dos 22 mil casos confirmados de COVID-19, 2.715 pessoas morreram da doença no estado, o Domingo marcou a troca no comando da Secretaria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

7 − 5 =