Whey Protein vegano possui a mesma eficácia que o Whey protein tradicional?

Muitas pessoas possuem intolerância ao leite, por este motivo uma dúvida é se o Whey Protein vegano possui a mesma eficácia que o Whey protein tradicional?

O pó de proteína, o Whey protein, é apenas para atletas e fisiculturistas de alto desempenho. Ou não? Mesmo que não possa substituir uma dieta balanceada, ainda é um bom suplemento nutricional, por exemplo, para construir músculos, mesmo em combinação com perda de peso.

Para que servem as proteínas?

As proteínas são os blocos básicos de construção do corpo humano e estão envolvidas em muitos processos vitais. Eles são compostos de aminoácidos essenciais para o corpo. As proteínas destinam-se, entre outras funções, ao armazenamento de nutrientes, ao equilíbrio hormonal, ao transporte de oxigênio no sangue e ao fortalecimento dos sistemas imunológicos responsáveis pela formação de anticorpos. Uma de suas funções mais importantes é a formação e reparo celular, que desempenha um papel fundamental na construção muscular.

Por que utilizar proteína em pó?

Normalmente é possível atender às necessidades diárias de proteína por meio de uma dieta consciente, tendo em vista os macronutrientes da alimentação. No entanto, isso nem sempre é tão fácil quanto parece. Isso inclui o planejamento de refeições com uma quantidade equilibrada de proteínas, carboidratos e gorduras saudáveis (macronutrientes). 

Mas o que fazer se a pessoa mantém tudo isso e ainda não consegue atender às suas necessidades de proteína ou simplesmente não tem “permissão” para ingerir calorias suficientes em uma dieta de baixa caloria para cobrir o teor de proteína? Nesses casos, tomar suplementos como Whey protein pode ajudar.

Proteína de soro de leite e proteína vegana em comparação

No que diz respeito a suplementos, existe uma vasta gama de produtos, incluindo proteínas em pó. Existem vários tipos, que diferem entre outras coisas na sua principal fonte de proteína, seus ingredientes e como são fabricados. A seguir estão as características mais importantes da proteína de soro de leite e da proteína vegana em pó.

Pó de proteína de soro de leite

A proteína Whey é feita a partir do soro de leite, que é um subproduto da produção de queijo. Whey protein é uma fonte de proteína prontamente disponível. Tem um alto valor biológico. Isso representa a eficiência com a qual as proteínas ingeridas podem ser convertidas nas próprias proteínas do corpo. Um alto valor biológico é particularmente vantajoso quando tomado diretamente após o treinamento, uma vez que proteínas de alta qualidade estão disponíveis diretamente para os músculos para reparar as fibras musculares.

Pó de proteína vegana

A proteína vegana em pó tem um teor médio de proteína de mais de 80% e um teor de gordura muito baixo. A principal fonte de proteína varia de acordo com o produto. Principalmente são utilizados a soja, arroz, cânhamo , ervilhas ou tremoços doces. 

Ingredientes adicionais podem ser sementes de chia e linho, amaranto, girassol e sementes de abóbora. O valor biológico das proteínas vegetais é menor porque muitas vezes não têm a composição ideal de aminoácidos. Uma exceção é o cânhamo, graças a sua composição de aminoácidos de alta qualidade.

Conclusão

Tanto o Whey protein tradicional quanto a proteína vegana em pó têm suas vantagens e desvantagens. Ambos são adequados como suplemento nutricional, seja para ganhar massa ou para emagrecer. 

A combinação com o treinamento com pesos resulta tanto na construção muscular quanto na manutenção muscular. Em termos de preço, quase não há diferença entre o concentrado de soro de leite e os produtos veganos. 

Em termos de propriedades, entretanto, uma distinção deve ser feita entre alguns recursos. A proteína vegana em pó não contém produtos de origem animal, é fácil de digerir, fácil para as articulações e rica em proteínas. No entanto, não é adequado para muitos alérgicos, contém menos aminoácidos essenciais do que a proteína animal e pode ter um sabor não muito agradável. 

A proteína Whey é absorvida e convertida mais rapidamente pelo organismo, o que tem um efeito positivo na regeneração muscular imediatamente após o treino, é rica em aminoácidos de cadeia ramificada (BCAAs) e, isoladamente, também é tolerada pelas pessoas que possuem intolerância à lactose.

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